
A infância é um período importante da vida. É nessa etapa de desenvolvimento que a criança começa a formar sua identidade.
Como todo ser humano, a criança é um sujeito social e histórico, ou seja, faz parte de uma organização familiar, está inserida em uma sociedade, dentro de determinada cultura, situada em um momento histórico específico. A criança, ao mesmo tempo que é marcada pelo meio social em que está inserida, também o marca. Ela tem sua família como um ponto de referência forte, apesar de variedade de interações sociais que estabelece com o meio.
Dos 2 aos 5 anos fase da Educação Infantil a escola tem um papel muito importante nessa etapa do desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo da criança. Aprender a ser, a conviver e a fazer configura, na Educação Infantil, a matéria- prima do trabalho diário da criança com as diferentes áreas do conhecimento: Linguagem Verbal e Não Verbal, Psicomotricidade, Artes Plásticas, Raciocínio Lógico- matemático e da Natureza e Sociedade ¬– tudo isso num contexto lúdico prazeroso.
Por meio de um trabalho coerente e consistente, a Educação Infantil da ELD contribui para a formação do sujeito e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, princípios e atitudes que são essenciais, proporcionando vivências e interações com o mundo social e físico.