Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental é responsável por importantes etapas da formação das crianças e adolescentes; daí a necessária abrangência de um currículo que valoriza o desenvolvimento de um sujeito em sentido pleno – intelectual e socialmente ético, confiante, motivado, curioso, crítico e criativo.

Dos 6 aos 14 anos, uma série de transformações físicas e psicológicas ocorrem; e, por essa razão, o Ensino Fundamental se torna relevante no desenvolvimento de capacidades intelectuais e socioeconômicas, imprescindíveis para as demandas futuras.

A qualidade da formação proposta pelo Ensino Fundamental da Escola Luz Divina depende, sobretudo, da concepção de que as disciplinas do currículo não tem têm um fim em si mesmas, mas são um meio para que alunos e alunas aprendam a, colaborativamente, criar, dialogar, planejar e monitorar projetos de investigação, apropriando-se efetivamente de estratégias de trabalho e de resolução de situações problemas. Por meio de diálogos constantes, os estudantes adquirem a capacidade de pensar sobre o próprio pensar, refletindo sobre as ações necessárias para planificar um ensino e atingir uma meta.

O Ensino Fundamental também privilegia o exercício da cidadania e a participação política de seus alunos e alunas. Por essa importante razão, os princípios e as ações da Escola Luz Divina convergem para a formação de sujeitos capazes de participar de forma justa e crítica na proposição e na resolução de conflitos sociais. No dia a dia, abrem-se espaços para a elaboração e a discussão das regras de convivência, substituindo a obediência temerosa por relações de reciprocidade. É diante de situações vividas no cotidiano da escola que alunos e alunas experimentam o exercício do diálogo, como ferramenta primordial das relações democráticas.

Faça sua pré-matrícula